Você já ouviu falar em neuroarquitetura?


post-thumb


Esta ciência está ligada a tudo o que envolve percepções sensoriais através da arquitetura, onde estudamos o impacto que o ambiente pode causar na vida e na percepção das pessoas.

 

Logo ela pode ter um excelente resultado em vendas se utilizada com sabedoria. O ambiente tem um imenso poder no comportamento e nas emoções das pessoas e a neuroarquitetura nos ajuda a adaptar essas sensações.

 

De que forma trabalhamos a neuroarquitetura? Trabalhando literalmente os sentidos através do espaço.

 

O Impacto visual pode por exemplo ser trabalhado através das cores, que tem muito poder de gerar sensações. Tons quentes (laranja, vermelho, amarelo, remetem a energia, trabalho, positivismo). Tons frios (azul, lilás, remetem a calma, tranquilidade). No caso da loja infantil, a mistura de cores favorece a infância, a imaginação, criatividade, alegria, além de, por si só, chamar a atenção dos pequenos. A iluminação também tem imenso poder no impacto visual, tendo poder de criar atmosferas dentro do espaço.

 

O Impacto auditivo pode ser trabalhado através da música ambiente. Sons leves e tranquilos, ou sons agitados e empolgantes dependendo do público que se quer atrais. Uma música ambiente pensada de acordo com o conceito da marca, ajuda a traduzir o que se quer levar ao cliente, afetando diretamente a emoção do consumidor.

 

Impacto sensorial do tato pode ser trabalhado através da temperatura que deve estar agradável. Tirar proveito da ventilação natural quando possível, pode dar uma sensação de contato com o meio externo, de leveza, tornando o ambiente agradável com a entrada de uma leve brisa. A presença de uma área verde dentro da loja também favorece essa sensação, além de ter bom impacto visual.

 

O olfato também tem sido cada vez mais explorado, através de aromatizadores que deixam no cliente uma memória olfativa, que o faz remeter à loja sempre que sente determinado aroma. Um aroma agradável gera uma sensação de bem estar e logo a memória olfativa do espaço torna-se positivo e o cliente sente vontade de voltar.

 

Desta forma, transformar seu ponto de venda em um ambiente com experiências sensoriais pode alavancar seu negócio. Trata-se de humanizar o espaço, levar ao cliente sensações naturais do ser humano.

Tudo é uma questão de emoção e sensações, que quando são tocados positivamente, levam ao cliente o desejo de querer ter a experiência novamente, favorecendo inclusive, a fidelidade e o retorno à sua loja.

A PR+ Arquitetura & Interiores pode te ajudar a aplicar a neuroarquitetura em sua loja, entre em contato com a gente!

 

Com um stand de consultoria na Pueri Expo entre os dias 13/06 à 16/06, avaliaremos fotos do seu espaço e te daremos dicas preciosas! Agende sua consultoria pelo e-mail: contato@prmaisarquitetura.com


0 comentários em “Você já ouviu falar em neuroarquitetura?”


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


chatbtn