O que é Visual Merchandising e para que serve?


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Costuma-se dizer que Visual Merchandising é tudo aquilo que está relacionado à experiência de compra do consumidor no ponto de venda. Não está errado, mas há muito mais sobre o conceito de Visual Merchandising que devemos saber para realmente compreender e assim, reconhecer sua importância e seu valor para o sucesso de uma loja.

Em linhas gerais, o Visual Merchandising é uma ferramenta do Merchandising, e o Merchandising, por sua vez, é uma ferramenta do Marketing, ou seja, o Visual Merchandising é uma ferramenta da qual se utiliza o Marketing de uma empresa.

 

Entenda o Marketing:

 

Market = mercado | Marketing = mercadologia | Mercadologia = estudo do mercado.

Marketing é o conjunto de ações que buscam satisfazer as necessidades do cliente, de forma mais eficaz que a concorrência, com maior participação de mercado e foco nos resultados.

São ações do Marketing:

• Propaganda – TV
• Publicidade – Folders, outdoor
• Promoção de vendas
• Vendas pessoais
• Relações publicas
• Design
• Merchandising, entre outros.

 

Merchandising: é uma ação dentro do Marketing que visa o planejamento e a operacionalização de atividades que se realizam dentro da loja, tendo como objetivo a exposição e apresentação dos produtos de maneira adequada a criar impulsos de compra na mente dos consumidores, tornando mais rentáveis todas as operações nos canais de Marketing.

 

Tornar o Merchandising mais eficaz através da composição estética na exibição dos produtos é função do Visual Merchandising.

 

O que é Visual Merchandising?

 

Toda e qualquer forma de exposição de produto dentro de um ponto de venda que leva consigo a imagem da empresa trata-se de Visual Merchandising. E é essa imagem que é projetada para o consumidor quando este visualiza o produto e a forma como está exposto, e a partir dele cria uma imagem da empresa, de como este cliente a percebe.

 

Para que essa imagem colabore com o aumento das vendas – função primordial do Visual Merchandising – é necessário que causar um impacto positivo na mente do consumidor, por isso, é que se faz tão importante o cuidado para com a forma com que o produto é apresentado ao cliente.

 

Mas o Visual Merchandising não é apenas apresentar o produto de modo eficiente. Vai muito além. Refere-se muito mais ao que chamamos de experiência de compra.

 

Visual Merchandising: para que serve?

 

Experiência da Compra é o termo que define todo o processo de compra por parte do cliente, desde o momento em que ele decidiu entrar na loja até o momento em que utiliza o produto. Nesse espaço de tempo, há muitos elementos que contribuem para causar um impacto positivo para com o consumidor e criar uma imagem positiva da empresa, o que consequentemente, irá gerar mais vendas futuras, e é esse uma dos principais objetivos de um projeto de Visual Merchandising eficiente – fidelizar o cliente através de uma experiência de compra incomparável.

 

Toda exposição programada de um produto pode ser considerada Visual Merchandising, se será eficiente ou não, vai depender da forma como foi estudada e desenvolvida.

 

Tudo que o consumidor vê, toca ou sente pode ser estimulado pelas ações de Visual Merchandising. Assim como iluminação de uma loja pode irritar e causar repulsa num determinado cliente, por exemplo, quando adequada a iluminação é capaz de fazer com que o cliente passe muito mais tempo do que desejava na loja, e por consequência, também acaba comprando mais do que havia planejado.

Costuma-se dizer que “uma imagem vale mais que 1000 palavras” e isso se aplica muito ao Visual Merchandising. Cerca de oitenta por cento das nossas primeiras impressões sobre algo, são criadas através da visão. Por isso é fundamental o cuidado estético na exposição e na loja como um todo para passar uma imagem positiva sobre a loja para o consumidor.

 

“Quando se sentem confortáveis e como se estivessem em seu “habitat natural” clientes compram cerca de 40% a mais do que haviam planejado.”

 

A loja deve apresentar um aspecto geral que seja convidativo, agradável e que vá gerar sensação de conforto nos clientes – quando se sentem confortáveis e como se estivessem em seu “habitat natural” clientes compram cerca de 40% a mais do que haviam planejado.

Devemos ter em mente ainda que, todo produto que está na loja, está ali para ser vendido. Nunca soube de uma loja que não queria vender determinado produto!

 

Portanto, estando produto para ser vendido, antes ele precisa ser visto, percebido.

 

Como diz aquele velho ditado que podemos aplicar aqui: “Quem não é visto, não é lembrado.” Assim funciona dentro da loja. Com exceção de produtos pelos quais o cliente já entra na loja buscando-os, todos os demais precisam ser vistos, percebidos e gerar no cliente interesse e desejo em possuí-lo. É função do Visual Merchandising despertar no cliente o desejo pelo produto e a criação da necessidade que vai, por fim, justificar a compra.

 

“É função do Visual Merchandising despertar no cliente o desejo pelo produto e a criação da necessidade que vai justificar a compra.”

 

Para que um negócio do varejo seja bem sucedido, é imprescindível que se compreenda a importância das ações do Visual Merchanding no processo de compra. Pode-se dizer que o Visual Merchandising é um fator decisivo no sucesso ou fracasso de uma empresa – fica apenas em segundo plano se o compararmos com o relacionamento para com o cliente, que quando mal executado pode levar a empresa ao fracasso independente de qualquer ação de Marketing ou Merchandising.

 

É comum empresas cortarem seu quadro de funcionários visando reduzir custos. Nestes casos, é ainda mais importante que as ações de Visual Merchandising sejam estudadas e desenvolvidas de modo ainda mais eficiente fazendo com que o produto se venda por si só., ou seja, que o produto fique melhor apresentado ao cliente e que seja facilmente encontrado.

 

Quando feito com o cuidado, estudo, planejamento e ousadia que requer um projeto de Visual Merchandising, é impressionante o impacto que causa nas vendas e na imagem da loja como um todo.

 

Resumo da ópera:

Visual Merchandising é uma ferramenta do Marketing que atua no ponto de venda e engloba todo e qualquer elemento que visa melhorar a experiência do consumidor e fortalecer a imagem da empresa perante seus clientes, e consequentemente, gerar venda.

O Visual Merchandising acontece desde o lado exterior da loja – como na fachada e em vitrines externas; no interior da loja – corredores, iluminação, sonorização, exposição de produtos, provadores, entre outros elementos; na aparência geral da equipe – sim! A aparência e postura da equipe influencia na imagem da loja e é considerada parte do Visual Merchandising; e no processo geral de experiência do cliente como um todo, formas de pagamento, sacolas onde o produto será carregado, sinalização dentro da loja, relacionamento com o cliente pós-venda.

A Experiência de Compra pela qual os consumidores passam é um fator decisivo no sucesso ou fracasso de uma empresa, pois é a partir dessa experiência, do impacto causado, que o cliente cria uma imagem positiva da empresa, e a partir dessa imagem, realiza a compra.

• O aspecto visual da loja quando convidativo e agradável, faz com que o cliente se sinta em seu habitat natural – por isso é tão importante um estudo complexo sobre o público alvo para entender o que estes buscam e oferecer-lhes no ponto de venda – o que faz com que os clientes comprem cerca de 40% a mais do que o planejado.

O Visual Merchandising só não é mais importante no varejo quando comparado ao relacionamento com o cliente – já que faz parte dele. É fundamental no cenário concorrido atual que o relacionamento com o cliente venha como elemento primordial em todas as ações de Marketing de uma empresa, entre elas, claro, o Visual Merchandising.

 

Texto escrito por Ana Rodrigues, arquiteta e sócia da PR+ Arquitetura e Interiores

https://www.prmaisarquitetura.com/blogprmais/o-que-%C3%A9-visual-merchandising-e-para-que-serve

 

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