Atraia clientes com a iluminação certa.


post-thumb


Você provavelmente já se sentiu incomodado ou sonolento em uma loja e não conseguiu entender o por quê. Provavelmente isso ocorreu porque o estabelecimento utilizava luz fria em excesso e esse tipo de iluminação provoca esse tipo de sensação.

 

Da mesma forma, você provavelmente também já deve ter se sentido desconfortável com a temperatura e pode ter tido dificuldade em enxergar alguns produtos expostos. Esse tipo de sensação pode ser causado pelo excesso de utilização da luz quente.

 

Em nossa profissão é comum observarmos que muitas pessoas associam a luz branca a uma melhor iluminação, ela deixa o ambiente mais claro, iluminado, o que supostamente destacaria mais os produtos do estabelecimento. A luz branca corresponde a uma temperatura de cor mais elevada, com efeito de luz fria, gerando maior contraste. Ela gera um efeito mais estimulante visualmente e, é justamente o excesso de estímulo que pode ofuscar a vista e gerar um grande desconforto.

 

A luz quente, por outro lado, corresponde a uma temperatura de cor mais baixa. Proporciona conforto visual e sofisticação. Muitas vezes é utilizada para criar um efeito cenográfico no ambiente.

 

Além de usar com equilíbrio a luz quente e fria, é interessante usufruir dos benefícios do LED, que podem ter luz quente ou fria, luz difusa ou focada e com o benefício do baixo consumo. O universo da iluminação é bastante vasto e pode contribuir muito para a atração de clientes se usado corretamente.

 

Confira 7 dicas para te ajudar a usar a iluminação a seu favor dentro da sua loja:

 

1. Abuse de boas luminárias e atente-se para não mostrar as lâmpadas. Além de esteticamente prejudicado, o estabelecimento ficará com uma iluminação desagradável, dessa maneira a luz vai direto para os olhos do cliente sem o filtro do difusor da luminária.

 

2. Mescle luminárias de luz difusa e luminárias de luz focada. A luminária de luz difusa pode ser um plafon de LED, ou plafon com lâmpadas rosqueadas ou tubulares. Elas irão iluminar corredores e ambientes que não precisam de foco, como balcão caixa e provadores.

 

3. Já as luminárias de luz focada são os spots que podem ser embutidos, de sobrepor ou em trilhos. Geralmente direcionáveis, permite que você foque a luz no produto, direcionando o olhar do consumidor para onde realmente deseja.

 

4. Para as luminárias de foco, ou seja, dirigidas, é interessante simular a distância correta em relação ao expositor e escolher a lâmpadas com angulação correta, desta forma não há risco de parte do expositor não receber luz.

 

5. Conheça seu público e pense em uma iluminação que os agrade. Uma iluminação predominantemente de foco e com luz quente, vai tornar a sua loja sofisticada. Se seu público é de uma classe é popular, muita sofisticação irá afastá-los. Para luz quente procure 3000K pra baixo. Para luz fria procure 5000K pra cima. A luz neutra pode ser adquirida em torno de 4000K. Essa informação vem na embalagem da lâmpada.

 

6. Sempre prefira a luz LED. Apesar de seu preço já ter reduzido bastante, ainda pode ser tentador gastar ainda menos em lâmpadas fluorescentes ou lâmpadas halógenas. Mas acredite, não vai compensar. As fluorescentes não tem efeito bacana para iluminação e assim como as halógenas, vão durar muito menos que que as LED.

 

7. Em caso de lojas de rua, certifique-se que a loja fique mais iluminada por fora do que por dentro, para ~que o vidro não se torne um espelho.

 

Gostou das nossas dicas? Então fique ligado em nosso blog https://www.prmaisarquitetura.com/blogprmais. 

 

Ou então entre em contato conosco por e-mail contato@prmaisarquitetura.com, telefone 11 5052-6496.

 

Sempre compartilhamos dicas que ajudarão você, lojista, a promover mais e melhor seus produtos através de técnicas de design de interiores, visual merchandising e arquitetura.

 

Credencie-se aqui para a FIT 0/16 e participe da Consultoria Gratuita da PR+ Arquitetura & Interiores.

 

Traga para a feira 1 foto da sua vitrine e 2 fotos do espaço interno da sua loja e esclareça suas dúvidas de como tornar a exposição dos produtos e a circulação do ponto comercial ainda melhores.

 


0 comentários em “Atraia clientes com a iluminação certa.”


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *